Depois de muitos e muitos pedidos dos fãs, Stephen King se rendeu e contou em Doutor sono a história de Danny Torrance, o garotinho de ”O iluminado”, agora um homem de meia-idade.

 

SINOPSE: Mais de trinta anos depois, o autor revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de ‘O iluminado’, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, temos a continuidade dessa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder. Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o ‘Doutor Sono’. Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela.

 

Título: Doutor Sono / Autor (a): Stephen King / Editora: Suma das letras / Páginas: 480

Tema central: A vida de Danny Torrance (Vulgo Doutor Sono) /  Compare os preços e adquira já o seu: Livraria CulturaAmericanasSubmarino 

 

* Há cenas em que o entendimento só será possível com a leitura de ”O iluminado”, aconselho a não assistir ao filme para tentar ler a continuação, pois além de ser bem diferente da história original, nem o próprio autor gostou da adaptação feita por Kubrick.

ENREDO: Danny o garotinho de seis anos que vivia com os seus pais no terror do Hotel Overlook está de volta, agora um rapaz de meia-idade que ainda é assombrado pelas vozes em sua cabeça e pelo seu poder de um ser iluminado, para amenizar esses fenômenos, ele encontrou o refúgio na bebida, se tornando o que mais odiou no passado, um alcoólatra, assim como era seu pai. Clique aqui para conhecer mais do livro ”O iluminado”. 

Há dias Danny vinha ouvindo a voz de uma garota pedindo ajuda, mas não entendia o porquê daquilo, até então ele era um ambulante, não conseguia uma moradia fixa em nenhum lugar. O momento de virada na narrativa acontece quando Tony, seu amigo sobrenatural guia o rapaz até New England e Danny decidi morar definitivamente por lá.

Depois que se estabeleceu em New England aos poucos o protagonista foi entendendo tudo, ele conheceu Abra Stone, uma garota mais poderosa do que ele, ela era uma iluminada! Juntos vão se aventurar em descobrir o desaparecimento de uma rapaz, consequentemente vão conhecer um grupo de viajante nômades que descobriram a imortalidade através do que eles chamam de vapor de pessoas iluminadas (é como se fosse uma essência), o grupo se movimenta pelos Estados Unidos, são conhecidos como ”Verdadeiro nó” e logo se tornará missão de Danny defender Abra e ao mesmo tempo se livrar do alcoolismo e das vozes do hotel Overlook que ainda o assombra, pois o cruzamento da vida desses personagens vai se tornar muito perigoso. 

PERSONAGEM PRINCIPAL: Danny Torrance é alcoólatra, durão, durante a história não cria vínculos com as pessoas, só tem Tony em sua vida e as vozes que ainda insistem em perseguir seus pensamentos. 

PERSONAGENS SECUNDÁRIOS: Billy Freeman e Casay Kingsley são importantíssimos para vida de Danny, eles fazem toda diferença no enredo. Abra Stone é a garota de treze anos iluminada, mais poderosa que Dan e muito madura para pouca idade. 

 

CAPA E DIAGRAMAÇÃO: Eu li no kindle e não tive problemas com a diagramação, a capa é muito a cara do enredo, eu amei! 

Categoria: Ficção americana.

OPINIÃO: Quando eu li o iluminado já sabia da continuação, não pesquisei sobre, deixei me surpreender e li Doutor sono apenas com as expectativas que fiquei após a leitura do primeiro livro, o que foi bom por um lado, pois no que diz respeito a linha de raciocínio dos personagens, amarração das histórias e detalhes dos dois enredos, King foi espetacular! Ele amestrou a vida de Danny e os fatos após todo acontecimento e terror que viveu quando criança de uma maneira sutil e lógica. Por outro lado, acredito que a narrativa poderia ser mais extensa, me deu a sensação de algumas cenas poderiam se desenvolver mais como, por exemplo, o plano que eles elaboram para pegar o grupo de viajante nômades, poderia acontecer muito mais, porém com tanta sutilidade em sua narrativa, isso ficou apenas como um detalhe.

Continuo com ”O iluminado” sendo o melhor livro que li de King, a lógica da continuação foi sensacional, mas senti que o sobrenatural foi maior do que o terror e suspense que contém o primeiro livro. 

QUOTES

”A vida era uma roda, seu único dever era girar, e ela sempre voltava ao ponto de partida.”

 

Clique na imagem e conheça mais sobre um autor!

 

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras - Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

Deixe seu comentário