”… e quando eu for para o céu vou entender que meu período na Terra era apenas parte do meu tempo, não todo.” (Página 72)

 

SINOPSE: Diagnosticada com câncer da tireoide aos doze anos, Esther Grace Earl era uma adolescente talentosa e cheia de vida. Fazendo jus ao nome, que em persa significa ‘estrela’, ela marcou todos em seu caminho com sua generosidade, esperança e altruísmo enquanto enfrentava com graciosidade o desgaste físico e mental causado pela doença. Filha, irmã e amiga divertida, alto-astral e inspiradora, Esther faleceu em 2010, logo após completar dezesseis anos, mas não sem antes servir de inspiração para milhares de pessoas por meio de seu vlog e dos diversos grupos on-line de que fazia parte. ‘A estrela que nunca vai se apagar’ é uma biografia única, que reúne trechos de diários, textos de ficção, cartas e desenhos de Esther. Fotografias e relatos da família e de amigos ajudam a contar a história dessa menina inteligente, astuta e encantadora cujo carisma e força inspiraram o aclamado autor John Green a dedicar a ela sua obra best-seller A culpa é das estrelas.

 

Título: A estrela que nunca vai se apagar / Autor (a): Esther Earl com Lori e Wayne Earl / Editora: Intrínseca / Páginas: 437

Tema central: A vida de Esther Earl /  Compare os preços e adquira já o seu: Livraria CulturaAmericanasSubmarino

 

ENREDO: O livro conta a pequena, mas muito valiosa trajetória de Esther Grace Earl, uma garota diagnosticada aos doze anos de idade com câncer de tiroide, o que ocasionou seu falecimento em agosto de 2010 (não é spoiler, está na sinopse). Esther foi a grande inspiração para John Green escrever a sua obra de sucesso ”A culpa é das estrelas”, eles se conheceram na LeakyCon, uma celebração de tudo relacionado ao personagem Harry Potter, realizada em Boston (2009). 

”Mencionei anteriormente que Esther me manteve longe da pista de dança naquela noite, em 2009, mas aquela não foi a última vez que ela me salvou de uma catástrofe…” (Página 19) 

John Green

Após a introdução que John dá sobre a menina Esther, o livro é divido entre o diário da garota, partes de seu blog, depoimentos da família e amigos próximos, numa sequência de apresentação dos fatos, antes, durante e depois da luta contra o câncer. 

SOBRE ESTHER EARL: Adolescente criativa, simpática, alegre e linda. Tinha um gosto especial pela leitura, escrita e Harry Potter. Esther tinha empatia por todos e após o diagnóstico de câncer da tiroide começou a desabafar em seu diário, ela nos mostrou como em meio a atenção e amor que recebia era difícil manter a calma, pois em várias páginas dizia se sentir sozinha, brava e em outras se mostrava conformada, Esther era um misto de sentimentos, mas para os outros sempre deixava o melhor de si aflorar. 

Suas atividades preferidas eram pintar a unha, ler quadrinho e assistir TV. No dia de seu aniversário foi criado o ”Dia de Esther” para comemorar a existência da luz que deixou para quem teve a sorte de conviver com ela. Esther era genial. 

Esther deixou uma carta para seu futuro que está no livro e com isso seus pais criaram um site que você também pode escrever uma carta para o seu futuro. Experimente

 

Foto: Estante LZ

 

CAPA E DIAGRAMAÇÃO: O livro é bem divertido no sentido de jogos de cores e diagramação, assim como era Esther, alegre! Com bastante desenhos e fotos, as partes brancas são pedaços do diário, as rosas contém a atualização no blog e as páginas verdes depoimentos dos amigos e familiares. A capa é brochura, não estraga fácil e apesar de não gostar de rostos nas capas, A estrela que nunca vai se apagar tem a capa mais bonita dessa categoria ♥

Categoria: Não ficção.

OPINIÃO: Foi a minha primeira leitura do ano! Uma força inacreditável dentro de mim surgia a cada página lida, eu tenho certeza que esse livro mesmo sendo lançado em 2014 ainda conquista muitos corações e incentiva muita gente a continuar nessa vida cada vez mais maluca, Esther tinha um enorme problema e enfrentou com a cabeça erguida, muita alegria e força. Li o livro com facilidade, é uma leitura fácil de compreender, apenas nas folhas verdes que tive dificuldade de concentração, os desenhos e a cor não me ajudou, mas tudo bem, o que importa nessas horas é o conteúdo.

A estrela que nunca vai se apagar foi um livro que demorei muito para ler, acredito que ele veio parar em minhas mãos no momento certo da minha vida e espero que isso aconteça com mais e mais leitores. 

 

QUOTES 

”Por meio de seus blogs, Esther permitiu que cada pessoa se sentisse única e especial e estabeleceu com estranhos relacionamentos duradouros que se estreitaram ao longo do tempo.” (Página 50) 

 

LINKS PARA CONHECER MAIS DE ESTHER GRACE EARL E SEUS GOSTOS:

NING: http://nerdfighters.ning.com/profile/crazycrayon
Tumblr: http://crazycrayon.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/#!/crazycrayon
YouTube: http: // www .youtube.com / user / cookie4monster4 /

 

*Eu peguei o livro emprestado na Biblioteca comunitário do Bairro Interlagos da minha cidade – São José dos Campos. Clique aqui para conhecer mais sobre a iniciativa de dois jovens que criaram a biblioteca em um bairro que não tinha até então o acesso aos livros! 

 

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras - Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

Deixe seu comentário