SINOPSE: Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades.

Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles!

 

Título: Feitiço / Autor (a): Sarah Pinborough / Editora: Única / Páginas: 223

Tema central: Releitura – Vida nobre /  Compare os preços e adquira já o seu: AmericanasSubmarino 

BOX: SubmarinoAmericanas 

 

O ENREDO: Cinderela é uma doce menina/mulher que vive como uma empregada de seu pai, madrasta e enteadas, sonha em se livrar da vida que leva e conhecer o príncipe encantado para viver um doce amor verdadeiro, enquanto isso ela vai se ”divertindo” com seu amigo Buttons (ela não é pura e inocente como no verdadeiro conto de fadas).

O príncipe de um reino próximo decide fazer um baile para escolher sua noiva, todas as mulheres ficam animadas para serem as pretendentes, na casa de Cinderela a aposta é em sua ”irmã” Rose, ela nem ao baile será permitida ir. A garota pensa em mil maneiras de dar uma ”escapadinha”, porém se conforma com os diversos fatores que a impedem, em seu caso apenas uma fada madrinha para ajudar mesmo…. E ”TCHAAAN” acontece, contudo, a fada madrinha vai pedir algo em troca do feitiço.

Até então nada muito diferente do conto original, mas a reviravolta acontece quando o príncipe escolhe Cinderela como sua noive, mas ele não é o amor que ela espera e percebe que a vida no reino não é o que ela sempre quis.

 

COMPARAÇÃO COM A OBRA ORIGINAL:  Sarah Pinborough preservou o contexto em que a história acontece, por exemplo, a mocinha injustiçada sonhando com o amor verdadeiro, a fada madrinha que realiza seus sonhos, o grande dia no baile em que o príncipe se encanta pela Cinderela e a procura pelos reinos com o sapatinho de cristal nas mãos que ela deixou cair na escada antes da 00h quando o feitiço de sua fada madrinha acaba.

 

Mas Sarah mudou os personagens durante a narrativa, mudou também alguns acontecimentos e acrescentou personagens de ”Veneno” (primeiro livro da trilogia), ou seja, uma história se vincula a outra, a fada madrinha, por exemplo, é a madrasta de Branca de neve (como assim??) e o príncipe que beijou e despertou Branca é o mesmo que estava em busca de uma nova esposa. 

Clique aqui e leia o primeiro livro da saga.

 

A PERSONAGEM PRINCIPAL:  O caráter de Cinderela não mudou muito, na releitura ela continua doce, sonhadora e inocente em alguns pontos, só com uma dose a mais de egoísmo em comparação a princesa que conhecemos quando criança nos contos da Disney.

PERSONAGENS SECUNDÁRIOS: O caçador que tenta matar Branca de neve continua no segundo livro da saga protegendo e acompanhando Cinderela, mas carrega o feitiço de se transformar em rato durante o dia, a madrasta da Branca como fada madrinha, Buttons o grande amigo de Cinderela e o príncipe que continua ruim e defendendo sua honra como nunca. 

 

Foto: Estante LZ

 

CAPA E DIAGRAMAÇÃO: A saga mantém a mesma linha de produção em todos os livros. Capa brochura que estrega com facilidade nas beiradas se não tomar um certo cuidado, o designer combina muito com a história, mas ainda continuo não gostando de pessoas nas capas. A folha é branca, mas a fonte e o tamanho da letra deixam confortável a leitura, acredito que os detalhes e ilustrações que encontramos entre as páginas deixa o livro com a sensação de ser mais curto do que parece.

Categoria: Ficção norte-americana

OPINIÃO: Muito mais envolvente que o primeiro, acredito que por misturar as duas histórias, o mesmo príncipe, a madrasta que se faz de fada madrinha, um caçador que ganha notoriedade num determinado ponto da história, aaaah! Eu amei, essa saga ganhou meu coração. Uma releitura bem escrita e com sacadas fenomenais!

O final de ”Feitiço” é BEM LGBT! Então se você não curte muito ou não está preparado para o baque aconselho não embarcar nessa aventura.

Achei incrível a maneira com que Sarah não perdeu a essência dos contos mesmo colocando a sua originalidade entre as páginas.

QUOTES

”Ela deu um suspiro e permaneceu mais um pouco em sua fantasia antes de abrir os olhos e arrumar o vestido, deixando sua realidade infeliz reaparecer.”
“…finalmente ela olhou para baixo. Sua roupa velha, de ficar em casa tinha sumido. Agora ela usava um elegante vestido de noite prateado, marcado na cintura e sem mangas…”

 

Clique na foto e conheça mais sobre a autora!

 

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras - Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

Deixe seu comentário