Mais um ano se foi e com ele mais de 40 dicas de leituras, mais de 30 notícias do mundo literário e exatamente 32 textos autorais aqui no blog e claro, não poderia de deixar de fazer um ranking particular com as melhores leituras realizadas esse ano. 

 

Dupla delícia

O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.

                                                Mario Quintana

 

Escolhi a frase de Quintana, pois os três livros que serão citados a seguir foram ótimas companhias e também são livros, os quais eu leria de novo sem problema algum ♥ 

OS MELHORES DO ANO:

1º – BOA NOITE – PAM GONÇALVES

Eu acredito que esse livro tenha se tornado mais especial ainda por eu ter acompanhado a escritora em seus diários de escrita no YouTube e também por ser fã e já acompanhar sua trajetória há alguns anos, mas isso não tira o fato de que é um livro bem escrito, detalhado sem a perda do foco e com um tema bem relevante, o abuso sexual contra as mulheres. É uma leitura leve que aborda um tema bem pesado. 

 

SINOPSE: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação – em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

Clique aqui para ler minha opinião completa sobre a obra!

Adquira já o seu -> Submarino / Americanas / Livraria Cultura 

 

2º – O DIÁRIO DE UMA ESCRAVA – RÔ MIERLING

Acredito que uma leitura completou a outra, depois de ler Boa noite eu resolvi encarar O diário de uma escrava, mesmo sabendo o quão pesado é a história que infelizmente é baseada em alguns fatos reais e abordando o mesmo tema, a autora através do diário da Laura conta como é ser escrava sexual de um rapaz sem escrúpulos que não faz só uma vítima. É o mesmo tema, mas abordado de uma maneira muito mais real.

 

SINOPSE: Laura é uma menina sequestrada e jogada no fundo de um buraco por alguém que todos imaginavam ser um bom homem. Ela vê sua vida mudar da noite para o dia, e passa a descrever com detalhes sinistros e íntimos cada dia, cada ato, cada dor que o sequestro e o aprisionamento lhe fazem passar. Estevão é homem casado, trabalhador, pai de família, mas que guarda em seu íntimo uma personalidade psicopata. Ele percorre ruas e cidades se apossando da vida de meninas ainda muito jovens, pois dentro de si uma voz afirma que é dele que elas precisam. Mergulhando fundo nessa fantasia, ele destrói vidas, famílias e sonhos, deixando atrás de si um rastro de dor e morte. Narrado em parte em forma de diário, o livro acompanha mais de quatro anos da vida de Laura em um buraco embaixo da terra, período em que algo dentro dela também se modifica de uma forma inimaginável em busca da única maneira para sobreviver. Publicado originalmente na plataforma digital Wattpad, onde já teve mais de um milhão e meio de leituras, DIÁRIO DE UMA ESCRAVA apresenta um retrato duro, cruel, abominável, mas infelizmente corriqueiro no Brasil e em todo o mundo.

Clique aqui para ler minha opinião completa sobre a obra!

Adquira já o seu -> Americanas / Submarino

 

3º – POR LUGARES INCRÍVEIS – JENIFER NIVEN

Foi um livro que me fez chorar, trata de uma tema não menos importante que os livros anteriores, Por lugares incríveis vai mostrar a vida de dois jovens que tem suas vidas atingidas pelo bullying e pela culpa, dois personagens que se encontram em determinado momento da narrativa e laça o coração do leitor com as suas aventuras, medos e coragens. 

 

SINOPSE: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia – visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Clique aqui para ler a resenha completa!

Adquira já o seu -> Saraiva / Livraria Cultura / Americanas / Submarino

 

Você já leu algum dos escolhidos? Se sim, comente aqui que vou adorar conversar sobre eles!

 

 

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras - Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

Deixe seu comentário