SINOPSE: Danny Torrance não é um menino comum. Danny é capaz de ouvir pensamentos. Ele pode transportar-se no tempo e olhar o passado e o futuro. Danny é um iluminado. Maldição ou benção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador do velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se de vez das convulsões que assustam a família. Só que Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu de enterrar velhos ódios, cicatrizar antigas feridas. O Overlook é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. O Overlook é uma sentença de morte e quer Danny, e precisa dos poderes de Danny para chegar ao fim.
A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e a ânsia assassina de poderosas forças malígnas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte.

 

Título: O iluminado / Autor (a): Stephen King / Editora: Suma de Letras / Páginas: 464

Tema central: Alcoolismo e Fenômenos sobrenatural /  Compare os preços e adquira já o seu: SubmarinoAmericanas 

 

Selo Estante LZ de aprovação!

 

O ENREDO: Danny é um garoto de dez anos com poderes sobrenaturais, através de seu amigo imaginário (Tonny) ele enxerga o futuro e principalmente os perigos que cercam sua família, filho de dona de casa e um pai escritor, o menino será vítima de algumas escolhas dos pais. Danny também já sofreu algumas agressões devido ao alcoolismo diário de Jack Torrance, seu pai.  

A família vive numa casa simples, mas com a falta de dinheiro vão perdendo a capacidade de se sustentarem no local, e Jack segue desesperado por emprego e encontra a oportunidade perfeita na vaga como zelador em um grandioso hotel: o Hotel Overlook, pois no período do inverno o hotel fica isolado e o dono gostaria de ter um cuidador por perto, logo ele não ia apenas trabalhar no local, mas morar. Assim que a notícia é dada, Danny já sente que não será uma boa ideia e mesmo sendo avisados do perigo, de toda maldição que cerca o hotel a família se muda e tudo muda para sempre. 

Danny com o seu poder e sensibilidade sobrenatural desperta os espíritos mais tenebrosos do hotel, o que atinge em cheio seu pai Jack o mais vulnerável para ser usado nas atrocidades que aconteceriam em série.

O PERSONAGEM PRINCIPAL: Danny é um garoto tímido, fofo, cheio de amor pela mãe, morre de medo de seu pai e convive normalmente com seus poderes sobrenaturais. É uma criança criativa, gosta de brincar e é protetor.

PERSONAGENS SECUNDÁRIOS: Jack Torrance pai de Danny é ex-professor e como escritor está passando por um período de bloqueio criativo, o que o deixa mais irritado que o normal, ele desconta tudo na bebida, fica agressivo e cheio de energia ruins, Tony é o amigo imaginário de Danny e muitas vezes um refúgio para o menino que vive sozinho sem nenhuma criança por perto para brincar, mas quero destacar Wendy (mãe de Danny) ela é a mãe mais protetora e amorosa que já vi nos livros, é emocionante o que ela é capaz de fazer pelo seu filho, além de ser uma personagem muito forte a cada situação que é obrigada a passar. 

Todos os fantasmas malignos do hotel são personagens fundamentais para criar o clímax da história.

 

 

CAPA E DIAGRAMAÇÃO: Eu li o livro no Kindle da Amazon e não tive nenhum problema com a leitura, não encontrei erros de revisão e a diagramação é ótima. A primeira edição foi lançada em 1977 e com o decorrer dos anos e sucesso da obra ganhou várias se várias edições. Referente a capa, só passamos a entende-la melhor conforme a leitura e percebemos que combina muito com o enredo.

OPINIÃO: É disparado o melhor livro que li de King, já passei por O apanhador de sonhos (abandonei), Carrie, a estranha e Dr. sono (que é a continuação de O iluminado), mas para mim não teve uma linha tênue para ser digno da continuação, muitos leitores e eu concordo com eles dizem que parece um outro livro.

Em o iluminado todos os personagens são bem construídos, desde os mais bonzinhos até os mais asquerosos, o enredo não perde em momento nenhum da narrativa o fio da meada, cada detalhe enriquece a história e tudo flui como um belo quebra-cabeça a ser desvendado, não é à toa que o livro se tornou um clássico do terror/suspense e se você nunca arriscou ler algum livro de Stephen King eu aconselho começar pelo livro resenhado de hoje.

QUOTES 

“Nunca imaginaria que pudesse haver tanta dor numa vida, quando não há nada fisicamente errado.”
”Este lugar desumano cria monstros humanos, este lugar desumano.”

Preencha nossa Pesquisa 2017 e concorra ao nosso prêmio de natal! 

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras – Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

Deixe seu comentário