Quando saímos do Ensino Médio percebemos que há inúmeras possibilidades, principalmente nossa geração que nasceu para arriscar e viver fazendo aquilo que ama, tendo o dinheiro apenas como uma consequência, mais conhecida também como geração Z. Vivendo na era da informação você não precisa se enquadrar na geração Z para querer pensar fora da caixinha e correr atrás dos seus verdadeiros sonhos e as dicas de leituras que trouxe hoje vão falar justamente disso, sem limite de idade, os livros irão te fazer repensar alguns conceitos já estabelecidos não por você, mas pela sociedade. 

No meio do caminho haverá dificuldades e relutância de pessoas pessimistas. Pensando nisso os sete livros indicados aqui não irão fazer você agir como infelizmente nosso sistema de ensino dita ‘’estude, trabalhe, trabalhe, trabalhe, pague imposto e morra’’, mas entender qual é o seu espaço no mundo, fazer você pensar fora do comum e perceber o seu verdadeiro valor!

Qual é a tua obra? – Mario Sérgio Cortella 

SINOPSE: A idéia de trabalho como castigo precisa ser substituída pelo conceito de realizar uma obra… Enxergar um significado maior na vida aproxima o tema da espiritualidade do mundo do trabalho’.Depois do sucesso de ‘Não Nascemos Prontos’ e ‘Não espere pelo epitáfio’ Mário Sergio Cortella publica, também pela Editora Vozes, um texto envolvente sobre as inquietações do mundo corporativo Neste livro o autor desmistifica conceitos e pré-conceitos, e define o líder espiritualizado, como aquele que reconhece a própria obra e é capaz de edificá-la, buscando incessantemente o significado das coisas.

 

Por que fazemos o que fazemos? – Mario Sérgio Cortella

SINOPSE: Uma rotina atribulada, a falta de motivação e a dúvida constante a respeito de sua própria existência e tudo o que diz respeito a quem realmente somos é tema constante de debates e conversas até então descompromissadas. 

Diante de uma sociedade que não aceita mais viver por obrigação ou trabalhar apenas para ganhar dinheiro, o livro “Por Que Fazemos o Que Fazemos?” lista as dúvidas mais comuns dos profissionais brasileiros, elucidadas por Mario Sergio Cortella, filósofo com vasto conhecimento sobre o comportamento humano.

Por Que Fazemos o Que Fazemos? é o manual de todo profissional de sucesso

Se questionar a respeito do modo como guia sua carreira é mais comum do que imaginamos. Afinal, estar em constante evolução é o que faz de você um profissional altamente capacitado e competente. Dessa maneira, Mario Sergio Cortella consegue trabalhar de maneira detalhada e eficiente todos os questionamentos pelos quais um profissional passa durante sua vida e construção de uma carreira sólida. 

São 20 capítulos de ensinamentos que podem facilmente ser vistos como o Manual Completo de um profissional do século XXI. Paciência e persistência são algumas das características essenciais para quem quer vencer na carreira e alcançar os sonhos e objetivos que as vezes parecem deixados de lado, debatidos de uma maneira única no livro. 

E o melhor, com a obra impressa pela Planeta do Brasil encontramos o equilíbrio perfeito entre sucesso profissional e vida pessoal plena. Acredite, trabalhar em excesso nem sempre está relacionado com garantia de sucesso e Mario Sergio Cortella nos ajuda a entender a necessidade de abandonarmos velhos hábitos e começar uma mudança.

 

O ano em que eu disse sim – Shonda Rhimes 

SINOPSE: Um livro motivador da aclamada e premiada criadora e produtora executiva dos sucessos televisivos Grey’s Anatomy, Private Practice e Scandal, e produtora executiva de How to Get Away with Murder.
Você nunca diz sim para nada. Foram essas seis palavras, ditas pela irmã de Shonda durante uma ceia de Ação de Graças, que levaram a autora a repensar a maneira como estava levando sua vida. Apesar da timidez e introversão, Shonda decidiu encarar o desafio de passar um ano dizendo “sim” para as oportunidades que surgiam. Os “sins” iam desde cuidar melhor de sua saúde até aceitar convites para participar de talk shows e discursos em público. Além disso, Shonda deu um difícil passo: dizer sim ao amor próprio e ao seu empoderamento. Em O Ano em que disse sim, Shonda Rhimes relata, com muito bom humor, os detalhes sobre sua vida pessoal, profissional e como mergulhar de cabeça no “Ano do Sim” transformou ambas e oferece ao leitor a motivação necessária para fazer o mesmo em sua vida.

Jovens Falcões – Eduardo Lyra 

SINOPSE: Esta obra procura apresentar Jovens Falcões, tidos como brasileiros que não se limitam ao rés do chão, mas ousam voar e alcançar seu pleno potencial. Jovens brilhantes e excepcionais, que do nada chegaram a tudo e estão mudando o mundo com seus projetos e iniciativas. Especialistas em voo de velocidade, enxergam tudo de cima e veem oportunidades que poucos enxergariam. Em seguida, deslocam-se à superfície para agarrar sua presa e alcançar seus objetivos. Cada história pretende mostrar que todo mundo pode, independente da sua idade, condição social ou raça. As catorze histórias relatadas neste livro busca ser uma prova real de que coragem, determinação e persistência podem levar pessoas a lugares incríveis. O livro reúne relatos de personalidades como Bel Pesce, Raphael Draccon, o jogador Lucas do São Paulo e Felipe Neto.

 

Pai Rico, pai pobre –  Robert Kiyosaki

SINOPSE: Um dos livros mais falados da última década, abriu os olhos do mundo para a necessidade de pensar o planejamento de finanças pessoais. Pai Rico, Pai Pobre foi o primeiro best-seller de Robert T. Kyiosaki e Sharon Lechter, e deu origem a uma série de enorme sucesso. Seu conceito é muito simples: com maior inteligência financeira muitos problemas comuns da vida cotidiana podem ser resolvidos. Saiba o que os ricos tratam como ativos geradores de renda, e como se livrar de pagar impostos demais. A cada dia, a cada nota você escolhe ser rico, pobre ou classe média. A melhor maneira de preparar seus filhos para o mundo é dividir esse conhecimento com eles. Se você não fizer isso, ninguém mais fará. Determine o destino do dinheiro que chega às suas mãos com a leitura desse livro.

O segredo de Luisa – Fernando Dolabela 

SINOPSE: Este livro trata de assuntos através de uma história com trama, conflitos, reviravoltas e personagens carismáticos. Usando como fio condutor a trajetória de Luísa, uma jovem mineira entusiasmada com a ideia de abrir uma empresa para vender a deliciosa goiabada que sua tia produz, Fernando Dolabela procura ensinar passo a passo tudo o que é preciso saber para ir do sonho ao mercado. O livro tem como objetivo oferecer a alternativa de se concentrar na história ou se aprofundar nas informações específicas sobre marketing, plano de negócios, finanças, administração e organização empresarial.

 

O mito do empreendedor – Michael E. Gerber

SINOPSE: ‘O Mito do Empreendedor’ traz métodos para que o leitor se prepare melhor, mantenha uma atitude positiva e eleve sua produtividade. Uma fonte de conhecimentos para quem está disposto a encarar o desafio de criar o próprio negócio e transformar uma boa ideia em um empreendimento bem-sucedido. O livro mostra como – preparar funcionários para que eles sejam uma extensão do empreendedor; como estruturar sua empresa para superar eventuais turbulências; como aliar entusiasmo com inovação; estabelecer o programa de desenvolvimento que melhor se encaixe no empreendimento, visando estabilidade e solidez.

Os dois últimos livros é com foco em quem pretende empreender, mas juntando essas dicas muitas coisas podem mudar, pois quando lemos algo fora do comum a mente se abre e o mundo gira. 

 

Preencha nossa pesquisa 2017 e participe do sorteio de natal!

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras – Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

Deixe seu comentário