SINOPSE: Mulher Poeta 

 

Basta um traço da risca do lápis,

e brotam palavras da alma poeta.

Os negros liames da pequena madeira 

são argila e rabisco nos sonhos do esteta.

 

 

Mulher que rascunha poemas e afagos

faz pontes de luz entre a brisa e a autora.

Sabe encantar o amanhã que lhe espera, 

com a palma das cores nos silêncios de outrora.

 

 

Na linha da ideia, poesia e contexto.

Na franja da folha, matéria e grafite.

Nada mais a brotar entre eles, agora,

Nada mais, de seu fim, ir além do limite. 

Carlos Abranches 
Jornalista, escritor e poeta 

 

Título: Flóreo / Autoras: Abnara Koteski, Ana Azevedo, Ana Cláudia, Christina Hernandes, Cleire Duarte, Dila Bento, Diva Pimentel, Elizabeth Liberato, Glauce Leite, Heloisa Kishi, Ingrid Almeida, Itamara Moura, Karina Rufino, Luana Helena, Mirian Menezes, Myrna Almeida, Sandra Prado, Úrsula Noleto e Val Saab / Editora: Netebooks /Páginas: 94 Tema central: Mulher, o mundo e o conhecimento de si mesmo /  Adquira já o seu: Netebooks editora

 

Selo Estante LZ de aprovação!

 

O ENREDO: Como o próprio nome já diz estamos falando aqui de um conjunto de obras literárias. Escrito por dezenove autoras joseenses vamos encontrar pelos contos, crônicas e poesias relatos, inspirações e muito amor próprio como já começa Abnara mostrando que nós mulheres podemos ser quem quisermos no seu conto ”Elas… ”

 

”Quem é ela? Ela pode ser a Maria, a Júlia ou a Helena, mas acima de tudo, ela é uma guerreira, uma profissional, uma conselheira, uma esposa, uma mãe, uma filha, uma amiga. Ela é uma mulher, e sendo mulher, pode ser quem ela quiser! ” (Página 14)

 

O livro passa pelos momentos da vida, tristezas, alegrias, doçuras, amores que vêm e vão, fraquezas, fortalezas e inspirações. Contos e poesias que enfatizam nossos corpos e ninguém melhor do que mulheres para conhecê-lo tão bem, Flóreo aborda conceitos estereotipados e sobre a vida da mulher depois da maternidade, do percurso da negação do feminino até a afirmação do quão extraordinária podemos ser.

AS PERSONAGENS PRINCIPAIS: Escritora, empresária, poeta, professora, psicanalista, palestrante, coordenadora, mãe, realizadora de grandes eventos e projetos, fotógrafa, dona de casa, jornalista… De determinadas a românticas, as personagens desse livro somos nós mulheres.

 

CAPA E DIAGRAMAÇÃO: A capa é grampo e resistente, dá uma boa introdução ao conteúdo, além de ser linda! O jogo de cores é harmonioso, gostoso de ver e magnífico de ter na estante. As folhas são amareladas e as letras de um bom tamanho. 

Categoria: Poesia brasileira 

OPINIÃO: Flóreo é um livro para pegar, sentar e degustar com calma, leveza e ao mesmo tempo com o sangue nos olhos que nós mulheres temos ao enfrentar a vida e seus desafios. 

Misto, místico, mínimo, máximo, momentâneo, movimentado é como defino as palavras, contos, crônicas e poesias de Flóreo I. 

 

Olha o que vem por aí!

Antologia Flóreo II

 

QUOTES

”Mulheres e rosas, buquês eternos retirados de cada roseiral que fora definido pela vida. ” (Página 25)

 

”Memórias não são apenas devaneios, mas um trabalho de construção no agora. ” (Página 61)

 

”Muitas mulheres transformam o mundo de hoje, mas ainda há muito a conquistar. ” (Página 81)

 

Se gostou da nossa nova maneira de resenhar livros deixe aquele comentário bacana aqui!

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras – Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

Deixe seu comentário