Infelizmente as maiorias das instituições de ensino nos fecham num ciclo de cursos técnicos e universitários que sempre estão em alta, usando aquele velho argumento de que ‘’dá dinheiro’’ como, por exemplo, Direito, Administração, Engenharia, Medicina e entre outros, o problema não e exaltar esses cursos, mas sim, bloquear a mente para novas possibilidades, tais cursos não merecem ser desmerecidos assim como qualquer outro.

Quando saímos do Ensino Médio e principalmente ao ingressar no mercado de trabalho, percebemos que há inúmeras possibilidades, principalmente essa geração que nasceu para arriscar e viver fazendo aquilo que ama, tendo o dinheiro apenas como uma consequência, mais conhecida também como geração Z.

Para fugir do comum resolvi fazer um curso pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) de Produção Editorial, eu que trabalho com dicas de leituras no portal Estante LZ queria conhecer um pouco mais do objeto tão amado por mim e pelos leitores que é o livro, e confesso que me surpreendi com tamanha gama de informações e fiquei refletindo ‘’se eu conhecesse essa possibilidade antes’’ talvez nem passasse por duvidas ao escolher o curso da Universidade… Pensando nisso o artigo de hoje é para mostrar o que se aprende num curso de Produção editorial.

 

 

A produção editorial é conduzida por uma hierarquia, na qual o Produtor editorial fica responsável por observar e acompanhar o desenvolvimento de um livro. O primeiro passo é identificar os tipos de editoras, se elas são comerciais, técnicas ou religiosas, infantis e juvenis ou voltadas apenas para livros acadêmicos, a partir dai acontece a concepção do livro, a definição do texto, a produção do objeto livro, a divulgação, a venda e a prestação contas, no meio desse processo temos as provas e as capas.

O curso complementa com a forma de tratar autores e o papel deles em toda produção, além de detalhar cada área diferente de trabalho dentro das editoras, é um conjunto completo para quem deseja conhecer e introduzir os conhecimentos de um produtor editorial e também um curso bem diferente do que estamos acostumados a ver e ouvir falar.

Estima-se um planeta com 7,5 bilhões de habitantes, logo se pensa no mar de oportunidades que há fora da caixa que nos colocam.

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras - Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

2 thoughts on “O que se aprende em um curso de Produção Editorial”

  1. Olá, me chamo Ana, e recentemente vi seu video sobre Produção Editorial no Youtube. Ano que vem, estarei cursando o terceiro ano, e consequentemente, estarei cursando o Enem, nervosismo é pouco pro que eu estou sentindo agora. Há um tempo, eu vi esse curso em um site, e desde então eu fui me apaixonando pela ideia aos poucos. Só que, o medo de não ser tudo isso que eu estou sonhando está me fazendo ter dúvidas. Sempre tive um carinho por administração, mas eu não sei. Não faço ideia do que escolher. Escrevi isso tudo, pra perguntar se voce poderia fazer outro post sobre o que é ( na realidade, no dia a dia) o curso de Produção E. talvez assim eu possa ter uma luz, e ver se é isso mesmo que eu quero pra minha vida. Obrigada.

    1. Oi Ana! Eu imagino e já senti esse nervosismo viu, mas para amenizar tudo isso eu aconselho você a começar a treinar o seguinte pensamento ”A vida é inconstante, o que você escolher hoje não significa que você irá fazer aquilo para o resto da vida, cada ano é uma descoberta de si e do mundo e assim sua visão sobre as coisas vão mudando, seus gostos, enfim… A vida é um descobrimento pouco a pouco” Eu infelizmente ainda não tive a oportunidade de trabalhar numa editora, apenas resenho os livros e tenho uma noção de como funciona para eles chegarem até as lojas de vendas (aprendi no curso), aí sobre a prática do dia a dia eu não vou conseguir te ajudar 🙁 mas tenho links de depoimentos de profissionais que vão te dar uma noção maior sobre a profissão. Vou te enviar por e-mail 😉 e toda sorte do mundo nessa nova jornada! Conte sempre com a equipe Estante LZ. Abraços.

Deixe seu comentário