EMPREENDER: pôr em execução; realizar.

EMPREENDEDOR: que ou aquele que empreende.

 

Em 5 de outubro de 1999, quando o governo FHC instituiu a lei 9.841, nasceu o primeiro Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.

O documento revogava o decreto anterior a respeito do tema (9.317/1996), que dispunha sobre o regime tributário dessas companhias e criava também o Simples Nacional.

De acordo com o texto, o então novo registro vinha assegurar às pequenas empresas um “tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecido” previsto na Constituição Federal.

O estatuto de 1999, que deu origem à data na qual o Dia do Empreendedor é comemorado, valeu até a assinatura da lei complementar 123/2006.

Sancionada pelo governo Lula, a lei surgiu para tratar de critérios que definissem as micro e pequenas empresas, como suas faixas de rendimento anual e formas pelas quais elas pagariam os tributos.

O texto seria novamente alterado em 10 de novembro de 2011, pela lei 139, que vigora até hoje.

Leia mais em: https://noticias.bol.uol.com.br/economia/2012/10/05/saiba-por-que-e-hoje-o-dia-do-empreendedor.jhtm

Comemora-se hoje então o dia do Empreendedor!

 

Eu curto muito falar sobre empreendedorismo e gosto mais ainda de pessoas empreendedoras e é por isso que para comemorar esse dia com vocês decidi falar sobre personagens dos livros que li em 2017 que por alguma razão é considerado por mim um empreendedor.

O orfanato da Srta. Peregrine de Ransom Riggs tem como protagonista o jovem narrador-personagem Jacob, um rapaz que ao descobrir a sua missão no novo mundo que o aguardava como uma espécie de ”responsabilidade hereditária” de seu avô decidiu assumir o risco e abrir mão de muitas coisas para cumprir seu dever.

Confissões on-line I e II da escritora Iris Figueiredo conta a história de Mariana que num piscar de olhos tem o canal mais bombado do momento no YouTube, o MARINANDO e agora ela vai ter que se dividir entre o real e o virtual para cuidar de sua nova carreira como criadora de conteúdo.

Saiba mais sobre o livro I e o livro II.

Bob um gato fora do normal é um autobiografia de James Bowen que conta suas aventuras como músico de rua, vendedor de revista e agora pai de um gato que o escolheu como dono, uma história marcada pela superação, força de vontade e a coragem de não cruzar os braços e simplesmente aceitar o que o mundo impõe.

Clique aqui e conheça um pouco mais da história desses dois aventureiros.

Depois dos quinze é um livro construído com crônicas e contos da blogueira, youtuber e escritora Bruna Vieira, ela nos conta suas aventuras ao sair de casa para ir atrás de seus sonhos com apenas 15 anos de idade um passo muito importante para sua carreira que desde então não parou de crescer e atualmente a blogueira investe ultrapassar fronteiras para apresentar o seu trabalho ao mundo com o grande blog Depois dos quinze.

Inspire-se com as histórias de Bruna!

 

 

Tudo tem uma primeira vez é um livro de crônicas escrito pela Jornalista Mariana Kalil, mulher aventureira que trabalha com o que ama e tem que se desdobrar para dar conta dos afazeres o livro é divertidíssimo do início ao fim.

Conheça as histórias e micos reais que Mariana Kalil já viveu. 

O ano em que eu disse sim é também um livro de crônicas escrito pela criadora da série Grey’s Anatomy, Shonda Rhimes. Mãe, escritora, empresária, empreendedora, atriz quando necessário e irmã e sim, ela dá conta de tudo isso com um jeitinho descolado de ser. Shonda é uma personagem da vida real inspiradora e única. 

Boa noite de Pam Gonçalves tem como protagonista a jovem Alina que tem o espírito empreendedor e deixa isso bem explícito ao desenvolver junto com mais quatro amigas de classe um aplicativo para ajudar mulheres a pedirem ajuda quando estiverem sofrendo algum tipo de abuso sexual.

Você pode conhecer um pouco mais da história clicando aqui

 

 

Personagens fictícios e da vida real existem e você é um personagem da sua própria vida, está escrevendo sua história e imagina que louco você ter apenas uma única chance? Você sentiria orgulho de suas páginas? Independente de sua resposta tenha em mente que o tempo voa! Vamos viver sem medo de ser feliz. ♥

 

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras – Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

Deixe seu comentário