Boa noite é o primeiro livro solo de Pam Gonçalves, booktuber e escritora brasileira. Lançado pela Galera Record foi o livro mais vendido da Bienal SP 2016 pela editora. Conta à história de Alina, uma garota que inicia a fase tão sonhada da universidade, mas haveria coisas no meio do caminho com as quais ela não tinha sonhado.

 

”Sentirei saudade, mas ali realmente não é mais o meu lugar. Eu preciso encarar a situação. Não vou deixar que as outras pessoas definam quem sou.” (Página 176)

 

Na dica de leitura de hoje vocês vão verificar:

  • A história;
  • Os personagens;
  • Sobre a autora;
  • A opinião sobre a obra e
  • Comparação dos preços nas principais lojas de vendas.

 

Depois de pesquisar, ligar e tentar vagas em repúblicas, Alina consegue uma vaga na casa dos ”loucos” e não demora muito para estar lá batendo na porta, é recebida com muita atenção e festança pelos moradores, o casal Talita e Bernardo, a rebelde Manuela e o galã Gustavo, ela percebeu aos poucos que de loucos eles não tinham nada, com frequência se sentia em casa com tantas diferenças juntas e não foi tão difícil se adaptar a rotina da república. 

Em primeira pessoa o livro é narrado pela personagem principal Alina, a garota está deixando sua cidade natal (que segundo ela, o pessoal só lembra em época de verão e carnaval) para se aventurar como universitária em Florianópolis – SC numa universidade que funciona no esquema de ”cidade dentro da universidade”. Alina escolheu cursar Engenharia da Computação e ela tinha em mente que só seria difícil os primeiros dias por questão de costume e mudanças mesmo, porém mal sabia o que estava por vir. 

Tudo começa pelo curso que escolhera, taxado como curso para ”homens” ela e seu grupo de mais quatro amigas sofrem com piadas e descrédito, o pior era observar como infelizmente os próprios professores estimulavam aquele tipo de comportamento. No mesmo semestre, Alina começa a frequentar as festas, barzinhos e a se envolver com Artur, um estudante de Medicina e aos poucos vai ouvindo histórias que a incomoda sobre abusos sexuais, a droga ”suspiro” para dopar as meninas nas festas e uma lista administrada pelos garotos que rodava na faculdade intitulando as garotas de maneira positiva e negativa, por exemplo, gulosas, frígida, topam tudo, murta que geme e entre outros, a garota fica extremamente incomodada com a situação, ainda mais depois que seu nome vai parar na lista. 

 

”Começo a pensar sobre isso: de que forma poderíamos ajudar essas garotas que estão sendo abusadas?” (Página 180)
”É o que a cultura do estupro faz com a nossa sociedade, nos cala e nos tolhe direitos.” (Página 217)

 

Uma luz no fim do túnel surge quando um concurso é lançado para  pessoal da sala de Alina, quem criasse um projeto de utilidade e bem embasado ganharia bolsa de estágio e certa quantidade em dinheiro, além de fazer o projeto virar realidade, as meninas entram na competição com ”sangue nos olhos” e começam a desenvolver um aplicativo que vai ajudar as mulheres a evitarem uma tentativa de estupro. Como? Se elas conseguiram ganhar? Não sei, vou deixar para vocês descobrirem ao ler o livro.

 

Título: Boa noite
Autor (a): Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Páginas: 237

Classificação: 

14080987_1190501167678685_1623272702_n14080987_1190501167678685_1623272702_n14080987_1190501167678685_1623272702_n14080987_1190501167678685_1623272702_n14080987_1190501167678685_1623272702_n

 

 

Onde comprar: Submarino / Americanas / Livraria Cultura

 

Do mundo para o livro:

  • Cantora Avril Lavigne;
  • Jogos FPS;
  • Livro Assssin’s Creed;
  • Série Gossip Girl; 
  • Jogo League of Legends e
  • Música ”Sugar” do Maroon 5.

Quem me conhece sabe que eu sou fã declarada da Pam Gonçalves como blogueira, booktuber e agora sem duvidas como escritora, eu acompanhei todos os vídeos de diário de escrita, suas revelações de inseguranças, dos bloqueios criativos e na hora de ler Boa noite tudo isso veio à tona e me deixou mais apegada à história do que eu imaginei, Pam é uma inspiração, além de ser uma das primeiras blogueiras que comecei a seguir. Em seu primeiro livro solo (escreveu também uma coletânea de contos ”Amor nos tempos de like” com a Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira, também lançado pela Galera Record), ela arrasou! Uma escrita que prende enredo bem montando que se não esquece dos detalhes e também não deixa nada para trás.

O livro aborda assuntos atuais e que sempre estão em debate na sociedade, o preconceito contra as mulheres, os abusos em festas, principalmente dentro das universidades, enfim, é um livro completo desde a escritora, conteúdo até a edição que é simples, com folhas amareladas, diagramação singela e capa chamativa que representa o todo da história.

Pam Gonçalves é booktuber e escritora brasileira, ganhou seu espaço quando deu início ao seu primeiro blog ”Garota It’ em 2009 e desde então não para de conquistar leitores, fãs e amigos pela internet. Lançou recentemente seu segundo livro ”Uma história de verão” e participou do projeto ”Turma da Mônica Jovem: Uma viagem inesperada”, atualmente trabalha só com o seu canal que vocês podem conhecer clicando aqui.

 

 

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras - Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

Deixe seu comentário