Primeiro só queria dizer que nunca dou conta de todos os afazeres e provavelmente vocês também não, talvez esse tenha sido o motivo de vocês terem clicado nesse post não é mesmo? Estão à procura da fórmula mágica que não existe, gente o negócio é priorizar!

Eu divido a minha vida em setores, sim como se fosse uma empresa, gosto de fazer essa analogia, uma instituição para sobreviver precisa estar em constante equilíbrio em tudo e coloco isso em prática na minha vida pessoal, por exemplo, os setores atuais da minha vida são: faculdade, blog/canal, o livro que pretendo começar a escrever, o evento Vale Influenciadores, o projeto de empresa LR Assessoria Literária, família, namorado e amigos, UFA quanta coisa não? Pois é tenho um grande problema em não conseguir parar…

O meu segredo está em sempre andar com a minha agenda e um bloquinho de anotações colocando em cada setor o que devo priorizar na semana que se inicia, então faço colunas e nelas acrescento os afazeres conforme o grau de urgência fica mais ou menos assim:

Faculdade: Terminar as atividades; Entregar trabalho e revisar matérias de provas.


Blog/canal: Agendar próximos posts; Editar último vídeo gravado e programar.


Meu primeiro livro: Buscar inspirações; Criar uma lista de livros com o mesmo assunto e programar X atividades para cada mês que me ajudarão na escrita do livro.


Vale Influenciadores: Reunião; Anotações boas e ruins dos feedbacks.


Agora é separar o tempo certo do dia para cada atividade, as que exigem mais concentração X horário e por ai vai… Eu coloquei a lista numa determinada ordem, mas tem semana que tudo da faculdade está em dia e do blog não, então dou mais atenção para o blog e assim consigo ir no mínimo mantendo as coisas em ordem, namoro só final de semana, raros os dias que consigo escapar da rotina, tenho sorte de ter amigos e família que entende a vida que escolhi.

Sugiro que você mantenha sempre essa lista atualizada e comece a semana focada nos afazeres para que consiga dar conta de fazer boa parte do que foi planejado e não se sinta mal por não conseguir (vai fazer duas semanas que não posto vídeo novo), o seu tempo foi dedicado ao que era mais importante (no meu caso as atividades da faculdade que tinha prazo para serem entregues), só não vai sabotar o seu próprio tempo com coisas desnecessárias (sei que é difícil ninguém é de ferro, mas se não tiver foco, não terá afazeres concluídos).

Espero que eu tenha ajudado vocês de alguma forma. Qualquer duvida e se vocês são loucos por listas, bloquinhos, agenda e post-it deixem aqui nos comentários!

Conheça todos os livros já indicados no blog clicando aqui

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras - Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

Deixe seu comentário