Ano passado eu fui a bienal SP com uma programação montada para que não perder nenhum autor com quem queria falar e dar um abraço, então dias antes entrei no site, pesquisei e anotei lugares, dias e horários, o Estante LZ separou nesse post para vocês as informações e assuntos que serão debatidos com os autores convidados da Bienal Rio 2017.

 

”Com mais de 20 sessões, o Encontro com Autores recebe as autoras internacionais Jenny Han, Paula Hawkins, Sofia Silva, Abbi Glines, Karin Slaughter e o autor Charles Duhigg. No time dos nacionais, o público tem encontro marcado com: Paulo Vieira, Ziraldo, Mauricio de Sousa, Pedro Bandeira, Mario Sergio Cortella, Daiana Garbin, Daniel Barros, Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Paula Pimenta, Carina Rissi, Eduardo Spohr, Affonso Solano, André Vianco, Babi Dewet, Carol Christo, Pam Gonçalves e Melina Souza.” (Informação retirada do site bienaldolivro.com.br)

 

Todos os debates acontecerão no pavilhão 4/verde (um dos principais palcos da Bienal Rio 2017)

 

31.08 QUINTA

Paulo Vieira é um dos mais conceituados coaches do Brasil exercendo a 18 anos a profissão. Formado em PhD em coaching na Florida Christian University (FCU) e mestrado em coaching pela mesma instituição. Pós-graduado em Gestão de Pessoas, possui MBA Internacional em Marketing (Portugal) e graduação em Business Administration (FCU), Paulo que também é autor do bestseller O Poder da Ação irá bater um papo às 18h sobre metas, carreira e o lançamento do workbook Foco na Prática.

 

01.09 SEXTA

Ziraldo é cartunista, pintor, chargista, dramaturgo, escritor, caricaturista, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista brasileiro, responsável pela criação de um dos personagens mais queridos da história ”Menino maluquinho”, é, atualmente, um dos mais aclamados escritores infantis do Brasil. Ziraldo irá bater um papo sobre seu último lançamento às 11h.

 

 

02.09 SÁBADO

Jenny Han é escritora norte-americana de livros infantis e adolescentes, ficou conhecida pela obra Para Todos os Garotos que Já Amei. A autora estará às 11h falando sobre seu novo livro, o poder feminino na literatura e entre outras novidades.

 

 

 

 

Conhecida pelo seu romance A garota do trem Paula Hawkins é escritora britânica que estará batendo um papo às 15h30 sobre escrita e criação, além de falar sobre a adaptação do livro Em Águas Sombrias.

 

 

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro. Conhecido pelas suas obras que discutem a sociedade contemporânea da visão filosófica e social. Vai estar às 17h30 junto com o desenhista, cartunista e empresário brasileiro Mauricio de Souza falando sobre a importância de pensar e refletir sobre diversas questões.

 

03.09 DOMINGO

Sofia Silva é escritora portuguesa que conquistou os corações dos brasileiros no aplicativo Wattpad, teve seu livro físico ”Sorrisos quebrados” lançado e agora estará em um dos principais lugares da bienal às 11h30 falando sobre o processo de transformação do livro digital para o físico e processo de criação para web.

 

 

 

 

Abbi Glines é escritora americana responsável pela saga “Rosemary Beach”, a autora estará às 14h falando sobre processos de escrita, além de contar novidades e mostrar como está o mercado par livros de romances.

 

 

 

 

 

Mauricio de Sousa é desenhista, cartunista e empresário brasileiro. O criador da Turma da Mônica vai bater um papo descontraído com seus leitores e contar algumas coisas sobre sua biografia.

 

 

 

 

06.09 QUARTA

 

A jornalista Daiana Garbin estará lançando seu livro Fazendo as Pazes com o Corpo, além de bater um papo com o professor, psiquiatra e autor do livro Pílulas de Bem-Estar, Daniel Barros sobre vida saudável às 15h.

 

 

 

07.09 QUINTA

Pedro Bandeira de Luna Filho é um escritor brasileiro de livros infanto juvenis com mais de 20 milhões de exemplares vendidos, o autor estará às 14h conversando sobre sua estreia na ficção adulta com a obra Melodia mortal.

”Será que Mozart foi assassinado por Salieri? Tchaikovsky morreu de cólera ou envenenamento? Chopin morreu mesmo tuberculoso? E Beethoven, foi vítima do alcoolismo? A resposta, ou pelo menos algumas hipóteses plausíveis para essas perguntas, estão em Melodia mortal, estreia na ficção adulta de um dos maiores autores para o público juvenil do país. Escrito a quatro mãos por Pedro Bandeira com o médico Guido Levi, o livro examina, à luz dos conhecimentos da medicina contemporânea, os indícios possíveis sobre as mortes polêmicas de alguns grandes compositores da música clássica. E quem conduz a investigação é ninguém menos que Sherlock Holmes, auxiliado pelo seu fiel escudeiro, o doutor John H. Watson, que narra as aventuras do detetive na empreitada. Talvez não seja possível, tanto tempo depois, elucidar a causa dessas mortes que a medicina da época não foi capaz de precisar, mas a diversão é garantida neste romance cheio de teorias científicas e enigmas que formam um intricado quebra-cabeça, na tradição da melhor literatura policial.”

 

08.09 SEXTA

 

Autor de O poder do hábito, Charles Duhigg também é jornalista e vai ministrar uma palestra sobre a ciência da produtividade e o poder do hábito em nossas vidas, empresas e sociedades.

 

 

 

09.09 SÁBADO

Raphael Draccon e Carolina Munhóz são autores brasileiros consagrados da literatura fantástica e juntos às 11h30 vão dar dicas para novos autores, falar sobre suas inspirações, as novidades, além de ficar próximos dos fãs, pois o casal atualmente não reside no Brasil.

 

 

 

Karin Slaughter é uma premida autora do gênero policial cuja primeira novela Blindsighted (2001) se tornou um sucesso internacional, foi publicada em quase 30 línguas. A escritora vem ao Brasil para conversar sobre seu processo de criação e escrita, além de debater como é atuar num cenário predominantemente masculino. O debate vai ocorrer às 15h.

 

 

 

Paula Pimenta é escritora brasileira, 41 anos, já foi escolhida em 2012 como um dos brasileiros mais influentes e é dona do best-seller ”Fazendo meu filme”. A autora estará na bienal às 18h contando sobre seu processo de escrita, dicas para quem está iniciando e como tem sido trazer os contos de fadas para a contemporaneidade.

 

 

 

10.09 DOMINGO

Carina Rissi é escritora e leitora voraz, tem como fonte de inspiração a autora Jane Austen e ficou conhecida no país inteiro com a série de livros Perdida. A paulistana vem à bienal para contar sobre seu novo livro ”Quando a Noite Cai”, um conto de fadas que já está sendo sucesso em vendas! O bate papo será às 11h30.

 

 

Às 15h vai ter um trio literalmente fantástico na literatura brasileira Eduardo Spohr, Affonso Solano e André Vianco conversando sobre as ferramentas aplicadas na construção da ficção fantástica.

 

 

 

 

Mauricio de Sousa, Babi Dewet, Carol Christo, Marina Sousa, Pam Gonçalves e Melina Souza vão bater um papo sobre o recente lançamento de Turma da Mônica: Uma Viagem Inesperada, as autoras citadas representam personagens da turma na história.

 

 

 

É mágico quando encontramos autores que admiramos e acompanhamos o trabalho, ano passado foi uma experiência inesquecível e para vocês aproveitarem ao máximo se programem e boa bienal!

*faltam 8 dias.

 

 

 

 

 

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras - Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

Deixe seu comentário