Sabe aquela sensação de ter alguém para compartilhar uma história que vocês gostaram muito? É ótimo quando isso acontece, aliás, tudo fica mais divertido quando dividimos nossa experiência!

Os clubes de leituras foram criados para nutrir essa ideia de compartilhamento e ganham cada vez mais força. Com o objetivo de compartilhar conhecimentos, contar histórias e debater sobre determinada obra, os membros desses grupos costumam se encontrar mensalmente para promover a prosa. Esses encontros podem ser públicos ou particulares.

Existem alguns outros formatos, o grupo pode escolher um livro ou mais de uma mesma lista e até mesmo só colocar um tema e se reunir para falar sobre as leituras relacionados a ele, o foco é se unir e conversar sobre livros

Em São José dos Campos existe um grupo no Facebook nomeado de Piquenique literário organizado pela Thaís Inocêncio e pelo Bruno Freitas, os objetivos do grupo é ultrapassar as redes sociais e unir, pessoalmente, amantes de uma boa história promovendo encontros periódicos para debates sobre leituras feitas em conjunto. No total o projeto já conta com mais de 300 membros e as reuniões estão sendo feitas no último domingo do mês, no Parque Vicentina Aranha.

O Piquenique literário está com parceria na livraria Saraiva para os participantes que apresentarem o convite ganhar 15% de desconto na compra de livros (vai até o dia 31.08), além disso nos encontros tem brindes para serem sorteados. 

 

 

Como posso começar a participar de um Clube de leituras?

O primeiro passo é procurar se existe algum clube perto de você (caso não tenha, o que acha de começar com a ideia hein? 😉 ) E normalmente a organização funciona assim:

  • Um grupo é criado por meio de alguma mídia social;
  • O livro é escolhido por votação entre os membros;
  • O local de encontro, data e hora facilita se for fixo (a maioria dos clubes que acompanho já tem isso definido para facilitar a vida dos participantes);
  • E a discussão é feita.

Comes e bebes ficam como opção, cada grupo pode deixar a imaginação e inovação falar mais alto. Ter uma mente aberta para descobrir leituras que vocês talvez nunca fariam é essencial e o mais importante é compartilhar/obter conhecimento e se divertir!!

*As discussões dos grupos de leitura conjunta podem acontecer virtualmente também.

(Próximos encontros do grupo Piquenique literário)

 

E aí vocês já participam, organizam ou conhecem algum clube literário? Conta pra mim aqui nos comentários! 

 

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras - Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

4 thoughts on “Grupo realiza leitura conjunta em São José dos Campos | Piquenique Literário”

Deixe seu comentário