Confissões ON-LINE | Iris Figueiredo

Confissões on-line é uma história escrita por Iris Figueiredo e lançada pela editora Generale. Para quem curte a vida virtual essa é uma ótima dica de leitura.

 

”Quis morrer quando li o primeiro comentário negativo. Uma menina disse que minha voz era chata e irritante! O que eu podia fazer? Era a única voz que eu tinha. Não era meia duzia de anônimos com seus comentários idiotas que iriam me desanimar…” (Página 86)

 

Na dica de leitura de hoje vocês vão verificar:

  • A história;
  • Os personagens;
  • Sobre a autora;
  • A opinião da colunista sobre a obra e
  • Comparação dos preços nas principais lojas de vendas.

Mariana é uma adolescente que está na fase do último ano escolar, ENEM e outros vestibulares, também significa o período da vida em que existe uma pequena pressão dos pais e da sociedade sobre o que ela vai querer exercer como profissão durante a vida, ela nasceu numa família de classe média, bem estruturada e com membros para lá de divertidos, é nesse ambiente de proteção e alegria (nem sempre) que ela resolve pegar sua câmera e postar vídeos no YouTube com o canal MARINANDO! mas o que ela não imaginava era o tamanho da repercussão dessa ideia. Os vídeos mudariam para sempre a vida da garota.  

Ensino médio é para alguns alunos um sonho repleto de amigos, conquistas, amor e diversões, mas Mariana contava os minutos para que todo quele pesadelo passasse, o inferno começou quando ela foi fazer um trabalho na casa de um colega de escola e ele tentou agarra-la a força e a partir disso criou-se um grande boato na escola e Mariana saiu como a mal caráter, todos a julgavam com apelidos horríveis, mal sabiam que a história foi contada com inversão dos fatos, então enquanto sua vida real estava bagunçada, a virtual fluía muito bem. 

 

”No terceiro, voltaram a me chamar de todos os nomes ruins possíveis, simplesmente porque eu não dei muita bola para quem tentou se aproximar de mim apenas por interesse. Talvez aquilo fosse um ótimo assunto para um vídeo na internet.” (Página 97)

 

O sonho da personagem protagonista era o intercâmbio, mas teve isso interrompido quando sua irmã/amiga decidiu casar, os pais pediram para filha adiar esse sonho para ajudarem a realizar primeiro o de Mel, Mari ficou chateada, mas logo passou, principalmente quando ela começou a conhecer Arthur e se preocupar com a melhor amiga Carina que estava cada vez mais magra, doente e passando mal, Mari se viu numa loucura de iniciar um relacionamento com um rapaz um tanto misterioso, ajudar a amiga e dar conta do Marinando que bombou depois do vídeo que ela postou da irmã fazendo um show numa empresa que oferecia doce para casamentos, esse vídeo não gerou só views, como brigas e oportunidades. 

 

”As vezes, pensava se minha vontade de viajar o mundo também não era uma forma de tentar escapar da minha realidade, fugir das pessoas que me deixaram mal.” (Página 109)

 

Título: Confissões ON-LINE 
Autor(a): Iris Figueiredo 
Editora: Generale
Páginas: 240

Classificação: 

14080987_1190501167678685_1623272702_n14080987_1190501167678685_1623272702_n14080987_1190501167678685_1623272702_n14080987_1190501167678685_1623272702_n

 

 

Onde comprar: Saraiva

 

”Enquanto conversava com ele, passei o olho pelos meus e-mail. Ameaças, contatos de imprensa, convites para campanhas publicitárias… Como aquilo tudo parara ali em tão pouco tempo? Internet, você é insana.” (Página 135)

 

Para quem vive no mundo virtual o livro é super recomendado, Mariana conversa com a gente de uma maneira simples e natural, parece uma amiga compartilhando sua história. A ordem em que ficou os fatos foi fundamental para prender a atenção do leitor do início ao fim do livro, pois eu senti que quando começava a calmaria na vida de Mariana vinha mais uma enxurrada de desafios e que vida é válida sem desafios? Sem você superar a você mesmo aprendendo com cada erro e realizando novas conquistas não é mesmo?

Eu simplesmente estou A-P-A-I-X-O-N-A-D-A por Mariana e se saísse mais 500 histórias com ela eu leria.

Confissões ON-LINE 2 será a próxima resenha do blog, então cadastre seu e-mail para não perder hein!

”Fora das paredes do meu colégio, vou me deparar com desafios muito piores d que enfrentei no último ano. Eu tenho o intercâmbio, minha futura faculdade, o trabalho e mutos outros lugares onde palavras e atitudes podem me machucar muito mais que bala de fogo. Da escola, eu saio cheia de marcas de batalha, para conseguir mais algumas pelo caminho.” (Página 190)

Iris Figueiredo é produtora editorial e cada detalhe da edição encanta desde os mouses desenhados juntos aos capítulos até as ilustrações de uma pausa e um play nas separações de tempo e cenário. 

Iris Figueiredo é escritora, produtora editorial, youtuber e blogueira, além de coordenadora de alguns clubes de leitura. Seus livros publicados são:

  • Amores Proibidos, Editora Draco – 2011
  • Dividindo Mel, Editora Draco – 2011
  • Confissões ON-LINE, Generale – 2013
  • Confissões ON-LINE 2, Generale – 2016
  • O próximo livro da autora será lançado pela editora seguinte.

 

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras - Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

Deixe seu comentário