Têm duas frases que ouvi tanto nesses vinte e um anos de vida que já faz parte de mim.

– Para tudo existe a lei do retorno e às vezes o silêncio é a melhor resposta.

Eu só nunca imaginei que seria protagonista de um caso em que essas frases fariam todo sentido. Tomo muito cuidado para não errar, machucar ou até mesmo ser ignorante com alguém, mesmo quando a pessoa merece, porque odeio que façam isso comigo. É difícil e já falhei muitas vezes, mas todo dia acordo com o objetivo de tentar. Afinal, a tentativa é uma constante em nossa rotina, só não percebemos.

Eu trabalhava num buffet e achei que seria um dia como outro qualquer (mas como dizemos’só que não’ aqui cabe esse termo) há tempos não me dava bem com o gerente e trocávamos repetidos olhares desagradáveis, como palavras em tom agressivo também (não xingamentos, mas as opiniões eram colocadas de maneira brusca), ele MANDAVA fazer algo e eu não concordava, não por rebeldia, mas pela lógica de organização do ambiente de trabalho.

Ele dizia:

– Passa com mais refrigerante nas mesas.

Eu vendo os copos de todas as mesas cheios e nenhum cliente insatisfeito, retrucava:

– Por quê? Não faz sentido é jogar refrigerante fora, ninguém vai querer tenho certeza! 

Sem mais nenhuma palavra ele saia de perto e eu me sentia incomodada com a situação, porém sem perceber eu estava criando certa birra nele contra mim mesmo e ele mostrou isso no dia em que eu varria o chão, tinha uma lata de lixo do meu lado, mas ele passou, olhou, deu aquele sorriso sínico e jogou o papel que carregava nas mãos no local em que eu acabara de varrer… Senti vontade de brigar, chorar, gritar, contudo respirei fundo e me fiz maior, ignorei.

Na mesma semana já não trabalhava mais naquele local, recebi outra proposta e aceitei de imediato. Foi um alívio, mas a vida não quis terminar o episódio daquela maneira, de repente, cinco anos depois ela nos colocou diante de uma situação complicada, dois blogueiros e um interesse em se aproximar surge da parte dele, porém me mantive quieta e ainda estou, aliás, não sou eu que faço a lei do retorno, a vida já se encarregou disso, eu só dou o meu silêncio como resposta. Não é vingança, é não ser falsa, e isso funciona bem.

*O Giro New agora vai ser toda segunda! Inscreva o seu e-mail aqui embaixo e fique por dentro de tudo o que acontece no Estante LZ

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras - Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

6 thoughts on “O silêncio sempre é a melhor resposta”

    1. Cristhiane fico feliz em te fazer sentir acolhida pelas minhas palavras, mas ao mesmo tempo triste em saber que se encontra nessa situação.
      Coloque sua felicidade sempre em primeiro lugar e não permita que nada nem ninguém te atrapalhe isso. Um grande abraço, fica bem e se quiser conversar estou disponível, pode chamar em qualquer chat das redes sociais. 😉

Deixe seu comentário