Ao falarmos de um bom leitor, a imaginação já lembra aquele colega de classe que lia todos os clássicos sugeridos nas aulas de Português, aquele amigo que lê quatro livros em apenas um mês ou até mesmo o ‘’diferentão’’ que têm na ponta da língua os nomes e sobrenomes de personagens principais, secundários… São tantas as características que podem nos colocar como bons leitores, porém para mim, existem algumas principais que nos levam a desenvolver cada vez mais nossa visão de leitor e é sobre elas que vamos falar hoje.

Mas antes vou colocar aqui o trecho de um texto da nossa colunista Joyce Oliveira dando uma palhinha do que a leitura pode significar ♥

Ler é aprender, conhecer coisas novas e ultrapassar os horizontes. Se arriscar no desconhecido e embarcar em algo novo. Eu não gosto de dizer que a leitura é obrigatória na vida de uma pessoa, mas garanto ser essencial para o amadurecimento. Gosto muito de pensar que ler é estilo vida e alimenta a alma, liberta tudo o que estava aprisionado dentro da gente e nos faz ver que podemos tudo o que quisermos. 

Quando falamos em ler um livro que contém, início, meio, fim, personagens com pensamentos diferentes, atitudes diversas e um autor que escreveu o enredo conforme suas próprias experiências de vida, um livro se torna algo com certo grau de complexidade, por mais simples que ele seja. E como no papel de leitor podemos usufruir disso tudo com mais qualidade?

Para mim em um bom leitor não pode faltar:

  • Observação frente complexidade da história e os melhores ambientes para lê-la;
  • A procura pelo conhecimento sobre o autor (nem que seja o básico);
  • A leitura com atenção do que já conhece ou se familiariza e pesquisa para conhecer palavras, conceitos ou referências nunca vistos antes;
  • Conhecer o valor de um livro;
  • Conversar sobre os livros e
  • Conseguir avaliar o que lê.

Talvez fiquei parecida com a professora de Português de vocês né? hahaha mas nisso eu garanto que ela tem razão, talvez ser leitor assíduo dê um pouco de trabalho, mas são algumas características que com certeza vão te ajudar a ser um leitor melhor a cada livro.

Se vocês curtiram esse texto escrito por mim e pela colunista Joyce não deixem de comentar. Vamos adorar ler!

Se eu pudesse dar uma dica a todos que eu conheço, ela seria ler. Experimente sair desse mundo louco e triste no qual vivemos, para embarcar no mundo da imaginação, onde tudo é possível e sorrir é fundamental no fim. 

Joyce Oliveira

Conheça o Estante LZ nas redes sociais!   

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras - Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

Deixe seu comentário