Que a leitura nos proporciona diversos benefícios como, por exemplo, um vocabulário maior, mais concentração, execícios mentais, aumento da imaginação, pensamento crítico etc. nós leitores sabemos e sentimos as mudanças, mas hoje eu vim contar para vocês como a leitura ajudou no meu desenvolvimento pessoal.

Eu aprendi a ler no último ano da Pré-escola antes de ir para a tão temida primeira série rs era uma criança bem ativa, mas ao mesmo tempo muito tímida (a ponto de não falar que eu estava com fome na casa do meu próprio pai, sempre esperava alguém oferecer) quando eu era o centro das atenções eu travava. Leio desde pequena e na infância vivia ali no meu mundinho imaginário no qual tudo era lindo e perfeito, mas sem nunca conseguir sair do meu casulo da vergonha.

Cresci. No tamanho mais ou menos, envelheci na idade mesmo haha e os livros ali sempre me acompanhando, no ensino fundamental tinha a sala de leitura da escola e eu comecei a me abrir mais para o mundo, comecei a me arriscar mais, eu pensava se os personagens dos livros que eu leio tomam a rédea da própria vida, por que eu não poderia fazer o mesmo? E continuei lendo…

Ensino médio e técnico juntos, apresenta trabalho ali, aqui e eu não tinha escolha, não poderia deixar as outras pessoas apresentarem por mim (aqui entra o papel da leitura no meu desenvolvimento pessoal) A leitura me ajudou muito ao fazer despertar minha curiosidade sobre as coisas, de tudo eu queria saber o porquê, queria pesquisar, criar, conhecer palavras novas, desenvolver minha imaginação e quanto mais eu via os resultados que ler estava me proporcionando mais eu queria…. Sem os livros e sem a ajuda de pessoas fundamentais nessa jornada eu não conseguiria ser tão ousada.

Os livros na minha infância eram válvula de escape, na minha pré-adolescência eles foram fundamentais para puxar assunto com pessoas interessantes (que tenho contato até hoje), além de me encorajar a fazer muitas coisas, no ensino médio e técnico se tornaram a minha diversão e com o pé quase lá na faculdade se tornaram o motivo das minhas escolhas.

Hoje curso Letras, faço curso extra de Produção editorial, tenho um blog literário e afirmo para o mundo que a leitura liberta!

Fonte: http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/os-beneficios-da-leitura/

Conheça mais nossa espaço clicando aqui.

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras - Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

2 thoughts on “A relação entre a leitura e o desenvolvimento pessoal”

Deixe seu comentário