Audiolivros são livros em formato de áudio que também podem ser chamados de livro falado ou audiobook. A princípio eles foram desenvolvidos para pessoas com deficiência visual, na década de 80 e 90 estavam na fita cassete e atualmente eles estão nos aplicativos de celular facilitando a vida também de quem vive na correria.

As principais empresas que trabalham com esse formato são a Amazon, Saraiva, Audiolivro e UBook, mas ainda é um mercado a ser explorado tendo em vista que cresce cada vez mais.

Eu já tinha ouvido falar, mas nunca parei para pesquisar valores e aderir ao produto, até que fui a bienal e me deparei com uma promoção da Uboon na qual você pagava R$15,00 num cartão com um código que te daria o direito de usar o APP por seis meses (não pensei duas vezes né), logo a experiência que vou contar para vocês aqui é baseada na que tive com a empresa Ubook.

A empresa foi criada em 2014 com o intuito de levar informação, cultura e entretenimento através do formato dos livros em áudio e atualmente se destaca no mercado com mais de 1,5 milhões de usuários cadastrados. Para conhecer os formatos que eles oferecem e como é executado todo esse trabalho é só clicar aqui.

Quando eu olhei aquele cartão, pensei ‘’isso dá conteúdo bom’’ e o preço estava melhor ainda, então comprei, ouvi e cá estou eu para contar como foi. No primeiro momento tive uma nostalgia gostosa, pois quando criança os primeiros livros com que tive contato foram aquelas maletinhas que continham os livros e CDs juntos, alguém aí lembra? Se sim, não deixa de comentar aqui comigo hein! Ao ouvir a voz narrando O orfanato de Srta. Peregrine eu paralisei e mergulhei naquela sensação gostosa de não executar o ato de ler, mas sim de ouvir e foi incrível!

O aplicativo permite que você saia sem interromper a narração, as vezes pode ser útil. Como é gravado, consequentemente já vem com o tempo determinado que aquele capítulo vai durar, quando você lê o tempo quem faz é você e eu prefiro fazer meu tempo aí não curti muito isso. O APP apresentou diversos livros que me interessou e foi difícil escolher um viu haha

Agora vou listar para vocês os prós e contras desse produto:

PRÓS

  • Se concentrado, a imaginação aflora;
  • Ganha um espaço na bolsa;
  • Ganha praticidade;
  • Pode ouvir em qualquer lugar e não precisa de internet e
  • Você consegue fazer marcações nas partes que lhe chamarem atenção (fica registrado o tempo).

CONTRAS

  • Não tem como criar as vozes na sua cabeça, porque já é gravado;
  • O tempo não é você quem faz;
  • Quando o livro contém imagens como O orfanato da Srta. Peregrine não tem como ver no livro falado e
  • Não tem cheiro hahaha

*Eu só tive um problema inicial de começar a utilizar o APP, mas a empresa resolveu em questão de minutos era só uma desinstalar e instalar novamente e tudo se resolveu.

Eu escolhi o livro O orfanato da Srta. Peregrine por conter imagens e sentir realmente a diferença de ler e ouvir um livro, logo a dica de leitura da semana que vem vocês já devem imaginar qual vai ser né?

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras - Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

Deixe seu comentário