Antes que eu vá de Lauren Oliver foi lançado pela editora intrínseca e traduzido por Rita Sussekind. O livro que inspirou o filme com estreia prevista para dia o 09.03 (nos cinemas mundiais, aqui no Brasil a data está prevista para Maio) é uma lição sobre arrependimento, mas a protagonista teve sete chances de mudar algumas coisas antes de sua morte (isso não é spoiler) e você será que faria o mesmo?

 

”Uma boa amiga guarda segredos para você. Uma melhor amiga ajuda você a guardar os próprios segredos.” 

 

A história é narrada em primeira pessoa pela personagem principal Samantha Kingston, ela é uma jovem estudante do colégio Thomas Jefferson, aquela típica escola que tem a imunda divisão entre populares e o resto, a divisão em si tudo bem, cada grupo se forma conforme afinidades, a questão do livro é as consequências que isso pode causar.

Sam é a garota popular que tem seu grupo de amigas e juntas ditam muitas coisas no colégio, a maioria tem medo do grupo formado por ela, Lindsay, Elody e Ally que unidas preenchem os dias com futilidade e brincadeiras de mal gosto com os colegas, principalmente Lindsay que é a ”carro chefe” do bullying, menosprezando o que realmente importa na vida.

 

Título: Antes que eu vá
Autor(a): Lauren Oliver
Editora: Intrínseca 
Páginas: 360

Classificação: 

14080987_1190501167678685_1623272702_n14080987_1190501167678685_1623272702_n

Adquira o seu: Saraiva / Americanas / Submarino

 

“A questão é: nós podemos fazer coisas desse tipo. Sabe por quê? Porque somos populares. E somos populares porque podemos sair ilesas de tudo. Então é um círculo vicioso. ”

 

Dia 12 de Fevereiro é o dia do cupido, aquele mais esperado por todos, para Sam era mais especial ainda, pois seria o dia em que ela teria sua primeira vez com o namorado Rob (um sem noção) e também é o dia em que ela morre

Depois de sua morte ela revive o dia 12 de fevereiro sete vezes conseguindo desvendar os segredos por trás de sua morte e percebendo o que realmente vale levar dessa vida. 

 

“É impressionante como as coisas mudam com facilidade, como é fácil começar na mesma estrada que sempre pega e parar em um lugar novo. Um passo em falso, uma pausa, um desvio, e você acaba com novos amigos, uma reputação ruim, um namorado, ou um término de namoro. Nunca me ocorreu antes; nunca pude enxergar. E me faz sentir, estranhamente, como se todas essas possibilidades existissem simultaneamente, como se casa momento que vivemos contivesse milhares de outros momentos diferentes. ”

 

 

Lauren Oliver é escritora Americana de livros jovens adultos, autora da trilogia Delírio: Delírio, pandemônio e Réquiem, que foi traduzido a mais de trinta idiomas pelo mundo. Já foi indicada ao prêmio E. B. White Read-Aloud Award pelo seu livro Liesl & Po (infanto-juvenil).

Seus livros traduzidos aqui no Brasil:

  • Trilogia Delírio – 2011;
  • Antes que eu vá – 2010;

Se você for alguém que odeia essa ideia de se desfazer das pessoas vai odiar Samanta Kingston no início do livro, assim como eu odiei e tive dificuldade em continuar a leitura, mas fiquei firme, porque o tema do livro você já capta entre as linhas do primeiro capítulo, então fui e gostei, apesar de achar algumas partes repetitivas (mas entendo que foi necessário, porque Sam revive sete vezes o mesmo dia).

Durante as 360 páginas conseguimos ver e entender o lado de Sam e amar a nova menina em que se transforma. 

É valido demais a lição que esse livro nos passa e indico para todos os adolescentes do mundo! Principalmente aos que estão na fase escolar do Ensino Médio. 

 

“…como tudo é complexo e conectado, tudo entrelaçado como se fosse uma rede enorme e invisível –, e em como, às vezes,você pode achar que está fazendo a coisa certa, mas na verdade está fazendo algo terrível e vice-versa.”

 

O livro já virou filme e vai estrear dia 09.03. Confira o trailler abaixo:

 

 

 

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras - Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

Deixe seu comentário