O livro que vou indicar hoje além de ter uma narrativa normal, tem também orientações para quem sonha em ter seu próprio negócio! Isso mesmo que você leu. Vamos conferir essa história de Fernando Dolabela?

 

”Intuição não é um talento misterioso. É o subproduto direto do treinamento e da experiência que foram estocados como conhecimento.”

 

A história é narrada por Luísa, ela volta seis anos de sua vida para nos contar como tudo começou, desde quando trabalhava atrás do balcão ajudando sua tia Fernanda no comércio até o dia em que teve a ideia de comercializar goiaba cascão em tablete, mas se deparou com alguns obstáculos principalmente familiares. 

Essa deliciosa narrativa se passa em Minas Gerais. Luísa age como a maioria das pessoas quando quer abrir seu próprio negócio, acha que ter a ideia basta e depois é só vender, entretanto ao encontrar Pedro um professor universitário de Empreendedorismo leva um choque de realidade, pois percebe que abrir uma empresa não será tão fácil assim, de primeira bateu aquele desânimo, mas a jovem não quis desistir e resolveu encarar então todos os próximos desafios. 

Orientada por Pedro, foi elaborando um plano de negócio, dedicando dias e horas a sua ideia e desistindo cada vez mais de ser dentista, Luísa estava no último semestre de Odontologia quando decidiu ser empreendedora, não desistiu do curso já que tinha começado iria finalizar sem problema nenhum, mas seu foco agora era outro. Para seu pai Geraldo, o qual sonhava em ver um dos filhos doutores aquilo tudo não passava de uma loucura, aliás, não só para ele como para família inteira! Decidiram entre si nas reuniões familiares (que Luísa e nem Fernanda estavam presentes, claro.) elaborar um plano para que Luísa desistisse do que estava fazendo (isso nunca tinha ficado tão claro para família, só Tina irmã de Luísa, 18 anos sabia da ideia), mas seja lá o que fosse sua família queria que ela desistisse, então resolveram lhe oferecer todos seus maiores sonhos antes de querer empreender, um apartamento, uma lua de mel no Caribe e o emprego dos sonhos para qualquer dentista iniciante… 

 

Luísa não teve reação a não ser chorar depois sozinha no seu quarto, porém não desistiu da sua ideia e continuou na pesquisa e elaboração de um plano de negócio, mesmo sabendo que estava em risco seu noivado e sua relação familiar com exceção da tia Fernanda que mesmo não concordando acreditava no potencial empreendedor da sobrinha.

Junto com a trajetória de Luísa, Fernando Dolabela vai colocando conceitos sobre negócios e empreendedorismo, além de desenhar o plano que a personagem vai montando.

Agora para Luísa só restava saber se seu negócio seria viável ou não, jovem com espírito de liberdade, estava a fim de ir até a última consequência de seus atos, aliás, era seu futuro que só pertencia a ela mesma.

Fernando Dolabela é professor, consultor e escritor. Pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – São Paulo) e Mestre em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem obras publicadas nessa área, também é criador do software de plano de negócios “MAKEMONEY” (aplicativo usado desde o início por Luísa no desenvolvimento de seu plano de negócio). Seus livros publicados são:

  • O Segredo de Luísa;
  • Oficina do Empreendedor;
  • Empreendedorismo: em co-autoria com Louis Jacques Filion (Canadá), Robert Brockhaus (EUA) e Piero Formica, (Itália)  
  • A Vez do Sonho;
  • Boa Ideia! E agora?;
  • Empreendedorismo – uma forma de ser;
  • Empreendedorismo – a viagem do sonho;
  • Pedagogia Empreendedora e
  • A Ponte Mágica. 

O foco do livro mesmo é mostrar os conceitos inicias que um empreendedor precisa saber, pois toda história pessoal por trás da ideia que Luísa está montando acaba ficando em segundo plano, mas provavelmente essa era a intenção de Fernando mesmo. Indico a leitura para quem tem o sonho de abrir seu próprio negócio e deseja aprender os conceitos iniciais do planejamento necessário. 

Quem espera por mais trama não recomendo não, as partes do livro são bem colocadas numa ordem linear que não tem como se perder, mas no que diz respeito a plano de negócios. 

Título: O segredo de Luísa
Autor(a): Fernando Dolabela 
Editora: Sextante 
Páginas: 299

Classificação: 

14080987_1190501167678685_1623272702_n14080987_1190501167678685_1623272702_n14080987_1190501167678685_1623272702_n

 

 

Adquira o seu: Saraiva

 

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras - Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

Deixe seu comentário