O livro que vou indicar hoje é quatro em um (como assim? esse livro deve ter mil páginas!) calma, calma, não tem mil páginas, mas tem quatro contos escritos respectivamente pela Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças se passam em estações e anos diferentes, com pessoas diferentes e histórias simples. O melhor é que temos tudo isso em poucas páginas.

 

‘’Se você não pode ser quem as pessoas querem que você seja, torne-se a pessoa que elas não conseguem ser. ’’ (página 213)

 

Paula Pimenta conta como foi o inverno de Mabel, um inverno inesquecível.


paula-oficial

 

Mabel está na fase escolar de sair com os amigos, é apaixonada pelo garoto mais galinha da escola, o Igor (só ela não enxerga isso) e quer curtir as férias perto dos amigos, mas não foi bem assim que seu pai havia planejado os acontecimentos. Enquanto Mabel conversava com as suas amigas sobre o sítio que iriam ao final de semana, ela recebe uma mensagem no grupo da família sobre o plano de seu pai para uma viagem à Itália e TODOS teriam que ir, ou seja, ela tentou relutar, mas não conseguiu, até porque era menor de idade e os pais não iam deixa-la sozinha.

Contra sua vontade Mabel arrumou as malas, viajou, se meteu em encrencas (essa parte foi porque ela quis mesmo) e ignorando o esforço dos pais para fazer da viagem a melhor de todas, Mabel só se envolveu em confusões deixando até seu irmão mais novo aborrecido. Aí… Só um novo ‘crush’ para salvar essa viagem não é mesmo? Para saber o final do conto é só investir nessa dica 😉

Paula Pimenta é escritora brasileira, 41 anos, já foi escolhida em 2012 como um dos brasileiros mais influentes e é dona do best-seller Fazendo meu filme. Seus livros lançados são:

  • Confissão (poemas);
  • Fazendo meu Filme 1 – A Estreia de Fani (série de 4 livros);
  • Minha Vida Fora de Série – 1ª 2º e 3º temporada;
  • Apaixonada por Palavras(crônicas);
  • O Diário da Fani;
  • Princesa Adormecida;
  • Fazendo meu filme em quadrinhos – Antes do filme começar;
  • Apaixonada por Histórias (crônicas);
  • Cinderela Pop;
  • Fazendo meu filme em quadrinhos 2 – Azar no jogo, sorte no amor?;
  • Princesa das Águas e
  • Fazendo Meu Filme em quadrinhos 3

textos-estantelz

 

Babi Dewet por sua vez nos conta através de um Outono inesquecível as emoções da vida de Anna Julia.

 

babi-oficial

 

Um conto que mistura amor e muita música, para quem acompanha a vida de Babi nem que seja de longe consegue já perceber o amor da escritora pela música e isso fica bem nítido em seu conto.

Anna Julia está cursando o último ano do Ensino Médio e graças a seu pai ela consegue um ‘’estágio’’ com um colega dele para que ela possa conhecer melhor como é advogar, no início parece um pouco forçado à atitude do pai, mas Anna gostava mesmo de Direito, entretanto no meio do caminho mais especificamente na Avenida Paulista ela começa a prestar atenção em um músico que sempre está por lá cantando e juntando pequenos grupos ao seu redor. Seu nome é João Paulo filho de hippies que canta nas ruas e o dinheiro arrecadado doa para quem precisa.

O destino desses dois se cruzaram, de mundos diferentes encontraram algo em comum, o amor, mas nem tudo parece ser tão bonito assim, Anna estava com a pressão familiar referente ao último ano de escola e seu novo estágio, João estava aguardando grandes acontecimentos para sua carreira musical, será que esses dois ficam juntos? Eu sei o que acontece e você vai ficar na curiosidade?

Babi Dewet, 29 anos, é youtuber e romancista brasileira, responsável pela trilogia Sábado à noite, lançou recentemente o primeiro livro da série Cidade da música, Sonata em Punk Rock.

textos-estantelz

 

Bruna Vieira veio contar a história de Jasmine na primavera mais inesquecível de todas.

 

bruna-oficial-png

 

Filha de taxista e uma flori culturista (está aí à referência ao seu nome) Jasmine está no terceiro ano do Ensino Médio, talvez não passe dessa fase da vida se não dedicar todo seu tempo a Matemática, pois tudo indica que ficará retida na matéria. Seus pais tiram o celular da garota para que ela possa ter uma distração a menos, no início ela fica brava, mas todo passa, Jas tem a consciência de que precisa passar de ano.

 O problema na matéria seria o único naqueles últimos meses, até porque ele foi facilmente resolvido com aulas de reforço indicado pelo seu próprio professor, com um estudante de Engenharia por quem a garota viria a se envolver mais tarde. Além desse problema parcialmente resolvido Jas estava sendo perseguida por duas colegas que não gostavam dela de graça mesmo, simplesmente não gostavam e fizeram da vida da garota literalmente um inferno.

Foi o conto que mais me chamou atenção, pois em poucas páginas mostra o amadurecimento de Jasmine, a amizade entre mãe e filha que fica mais forte quando Jas resolve contar seus problemas e o modo como à escola se posicionou diante das bizarrices cometidas pelas garotas que perseguiam Jas.

Bruna Vieira comemorou recentemente oito anos do blog Depois dos quinze, porta de entrada para seu grande sucesso como blogueira, 22 anos, viaja pelo mundo colecionando histórias. 

textos-estantelz

 

Thalita Rebouças fala sobre um verão inesquecível e claro, festa de carnaval também!

 

thalita-oficial

 

Tati, Kaká e Inha eram os apelidos das três garotas inseparáveis que formavam um forte laço de amizade. Cada uma tinha um sonho, ter reconhecimento na profissão a que viriam escolher para o futuro, ser ‘’super’’ famosa, encontrar o príncipe encantado e por aí vai…

A fama era sonho de Tati, cujo era irmã de um jogador de futebol não muito conhecido (uma bela maneira de começar não é mesmo?) para nós talvez não seja, mas que Tati adorava a ideia é inegável, principalmente depois que seu irmão Wylsinho sai nas revistas de fofocas como namorado da funkeira mais badalada do momento Kellinha Kero-Kero. Era tudo o que a garota precisava para fazer crescer seu blog sobre moda.

Depois desse acontecimento a fama e holofotes ficaram voltados não só para Tati, mas para o trio de amigas e isso teve consequências ruins e boas, o que me chamou atenção nesse conto foi à forma da resolução dos problemas, em nenhum momento teve falsidade, muito pelo contrário e sabe que é melhor? A história é contada cinco anos depois do início do namoro entre Wylsinho e Kellinha Kero-kero que durou sete meses, mas mudou a vida do trio para sempre, mas como será que elas estão depois de cinco anos?

Thalita Rebouças, 42 anos, é jornalista e escritora brasileira. Através da personagem Malu ela faz adolescentes mergulharem em seus principais anseios, sempre com textos curtos e objetivos.

textos-estantelz

Os contos das quatro romancistas brasileiras me agradou, pois em algum momento das histórias ressaltaram os cenários brasileiros (destacando-se nesse requisito o conto da Babi Dewet), tem uma linguagem muito jovem e atual, apesar das histórias terem o fim bem previsível, os pontos principais de cada conto é passado para o leitor no meio de tudo, basta ter a percepção. 

Eu indicaria esse livro com presente de natal para adolescentes entre 15 e 17 anos. #ficaadica 

download-1

Título: Um ano inesquecível
Autor(a): Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças
Editora: Gutenberg
Páginas: 397

Classificação: 

14080987_1190501167678685_1623272702_n14080987_1190501167678685_1623272702_n14080987_1190501167678685_1623272702_n

 

 

Onde comprar: Saraiva / Livraria cultura 

 

Letícia RZucco


Letícia Zucco, 21 anos, estudante de Letras - Português/Inglês blogueira e booktuber no Estante LZ. Ama livros e costuma gritar para todos os cantos que a leitura liberta.

Deixe seu comentário